Roteiro teórico: Off-Road entre Jundiaí, Itatiba e Jarinu (Morro Azul e Fazenda Sant’Anna)

As chuvas de Dezembro parecem estar seguindo fielmente a lei de Murphy… Há vários finais de semana que só chove, e mesmo quando dá uma manhazinha de tempo ‘nublado’ as chuvas dos dias anteriores foi tão intensa que qualquer offroad vira uma loucura (principalmente com pneus sem cravos).

386743_228233030585383_1072180837_n

 

Mas além das chuvas, o verão no sudeste brasileiro também nos beneficia com dias longos (amanhecendo 6 da madruga e o sol se pondo somente 8 da noite), logo pensei num jeito de matar as lombrigas mesmo durante os dias de semana: Levantar cedo e andar das 6 às 8 da manhã, ou saindo do trabalho andar das 6 às 8 da noite.

Logo passei a última semana fuçando no Wikiloc por trilhas perto de casa (principalmente por trilhas curtas, de bicicleta) e usei uma manhã e uma noite para explorar duas trilhas que eu achei:

Zona Rural Itatiba e Jarinu, Morro Azul

Screenshot from 2016-01-07 11-32-05

Link para o Wikiloc: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11882206

Trilha que sai da SP-063 (Rod. Alkinar Monteiro Junqueira, ligando Itatiba até Bragança Paulista), passa por um bairro de chácaras e belas propriedades rurais (perto da Quinta da Baronesa), por baixo da Rod. Dom Pedro, e depois segue até perto de Jarinu e depois pelos bairros de Tijuco Preto e Morro Azul, chegando novamente em Itatiba às margens da SP-063.

Fiz um video deste caminho completo (aproximadamente 49 minutos) e posso dizer que fiquei muito satisfeito com a trilha, principalmente no bairro Morro Azul onde há uma subida desafiadora na terra.

Pinheirinho, Faz. Sant’Anna, linda trilha zona Rural Itatiba e Jundiaí

Screenshot from 2016-01-07 11-32-31

Link para o Wiloloc: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11880172

Trilha que sai da SP-063 (Rod. Romildo Prado, ligando Louveira a Itatiba/Jundiaí), passeia pela zona rural e alguns bairros de chácaras até chegar no parque da cidade de Jundiaí (Bairro Pinheirinho). Depois segue por rodovias em direção a Jarinu, entrando no bairro de Roseira  e seguindo até atravessar a fazenda Sant’Anna e sair no parque da cidade de Itatiba.

Infelizmente fiz um video deste roteiro mas há algumas fotos no Wikiloc.

Roteiro teórico: O melhor da zona Rural de Itatiba e Jarinu (Morro Azul, Fazenda Sant’Anna)

Link para o Google Maps: https://goo.gl/maps/epjFn5cvdDS2

Feitas estas duas trilhas eu percebi que uma passava muito perto da outra, e que a região mais bonita era realmente aquela que ficava entre Itatiba e Jarinu. Resolvi tentar juntar as melhores partes dos dois roteiros acima no Google Maps e foi isso que deu:

Screenshot from 2016-01-07 11-15-57

São no total 106km saindo de Vinhedo o que creio que vá demorar umas 2 horas e meia num bom ritmo (sem paradas), ideal para tentar fazer caber num dia de trabalho durante o verão. Este caminho será 50% off-road, sendo 25% feito de caminhos relativamente desafiadores onde eu não recomendaria fazer em piso húmido (dê uns 3 dias para secar pelo menos).

Pretendo fazer este roteiro em breve, posto videos se possível.

— update —

Converti o mapa acima para .gpx e fiz um roteiro no Wikiloc (pontos de início e fim infelizmente se perderam):

Screenshot from 2016-01-07 16-15-10

-Klaus

Leave a Reply